Google+

4 de jan de 2015

Você sabe o que é muxarabi?

Archidaily

Esse elemento é um tipo de fechamento vazado, perfurado ou em forma de treliça que permite ventilação e iluminação, porém diminui a entrada do calor e isola os ambientes internos da visão dos transeuntes.



O muxarabi é originalmente um elemento arquitetônico do mundo árabe, cuja principal função era proteger as mulheres dos olhares masculinos que poderiam vir da rua. 



Essa herança árabe foi trazida por Portugal ao Brasil colonial e é usado ainda hoje, contando com lindíssimas releituras contemporâneas.

Imagem
Archidaily

Imagem

Projeto Arthur Casas
Assim como os brises e outros elementos originalmente usados arquitetonicamente, os muxarabis começaram a ser vistos no design de interiores.



No exemplo abaixo, ele camufla a entrada do lavabo.
Casa e Jardim
Algumas vezes são usados como divisórias sutis, mais leves e decorativas que simples paredes.


Outras vezes substituem elementos como cabeceiras, também de forma criativa e decorativa.


Algumas pessoas usam o nome "cobogó" para esses painéis vazados das fotos anteriores. Dizem que o cobogó realmente foi inspirado no muxarabi e sofreu "modernizações". Porém, como o cobogó original era um bloco de concreto, eu costumo reservar esse nome para os blocos construtivos (mesmo que sejam cerâmicos), enquanto reservo muxarabi para painéis (mesmo que sejam metálicos).

Exemplos de cogobó (ver fonte)
Mas é certo que o design ganha outra vida com esses elementos vazados! Não é mesmo?!


Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...