Google+

6 de jun de 2014

O que fazer com o shaft do banheiro?

Nos banheiros, o shaft é um recurso que tem sido aplicado com mais recorrência nas construções. Trata-se de um vão onde passam as instalações hidráulicas e elétricas do chuveiro. A vantagem é facilitar o acesso do encanador ou eletricista quando for necessária manutenção, pois permite um conserto mais rápido e evita entulhos.

Uma das desvantagens, entretanto, é estética. É consenso que não existe modelo de fechamento pré-fabricado que seja bonito...


Algumas construtoras, entretanto, têm o cuidado de fazer o shaft com bom acabamento, usando o próprio material de revestimento sobre uma porta dobrável. Aí fica bem melhor:

Imagem
Mas e se o seu caso for o primeiro? 

Já encontrei algumas soluções que não me agradaram. Por exemplo: imaginem-se tomando banho com a "vista" desse box. Para mim,  transparência do vidro é para valorizar o que é bonito de se mostrar, não? Eu não colocaria algo assim. Uma alternativa similar seria o espelho, que por sua vez se desgastaria com a água.
Imagem

Foi justo o primeiro modelo com que uma amiga minha se deparou. As fotos a seguir foram cedidas por ela para que eu compartilhasse e talvez fossem úteis para mais alguém:

Esse foi o banheiro já iniciando as obras:



E a solução encontrada foi excelente. Vejam a reforma:


Aproveitando que o revestimento foi trocado por placas de porcelanato com acabamento travertino, foi feito um nicho com o mesmo material, fixado apenas com algumas gotinhas de silicone.


Desta maneira, em vez de simplesmente fechar o acesso como muitos fazem na reforma, ela manteve a ideia de fácil acesso do shaft e ganhou um nicho muito bem acabado para colocar alguns itens de banho.

Adorei a solução!

Érica Marina

14 comentários:

  1. Bom dia Érica..

    Achei seu blog muito banaca..Te adicionei no Gplus ok..

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Alexandre! Fique à vontade!

      Obrigada!

      Excluir
  2. O nicho foi feito com as pedras do porcelanato ou você usou outro material e, utilizou as pedras para fazer o acabamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Camilo!

      Um pedreiro ou azulejista experiente consegue fazer o fechamento do nicho com o próprio revestimento. Basta recortar um fundo que se encaixe na abertura e colar as bordas a 90º com a profundidade desejada. Depois, paralelo ao fundo, se faz uma moldura também com recortes do revestimento. Essa colagem das partes é feita com a própria argamassa de assentamento.

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Excluir
  3. Oi Érica, bom dia.

    Tenho um problema com shafts e achei a sua sugestão com revestimento muito boa, mas fiquei com algumas dúvidas.

    Como é feita a fixação da porta dobravel?
    E qual o padrão dos tubos flexiveis pra esse tipo de instalação?

    Se você puder me passar um esquema de montagem da porta eu agradeço muito. Desculpe se estiver perguntando coisas muito básicas, mas qualquer ajuda é bem vinda

    []´s Antônio Vulcão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Nesse caso não há porta dobrável, apenas uma tampa feita com o próprio revestimento e assentada com silicone! Quanto às instalações hidráulicas, não foram alteradas.

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Erica quero fazer o mesmo no meu banheiro... Vc indica quem fez o seu? Vc é de SP? Me fala se precisar mexer na tubulação tem q quebrar tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gisele!

      Eu sou de Ribeirão Preto, mas com certeza em São Paulo você deve encontrar um pedreiro caprichoso que consiga fazer o serviço sem mexer na tubulação (isto é importante).

      Abraço!

      Excluir
  5. Boa Tarde!
    Estou fechando negócio em um apartamento que possui shaft no banheiro e não pode ser fechado. Estive pensando, seria uma boa ideia um vidro preto? Nem veria o interior do shaft nem deterioraria, como o espelho.
    O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Nenhum vidro com película aguenta a exposição à água. Só se para ser colorido ele for serigrafado. Quanto ao preto ou qualquer outra cor, é bem complicado combinar com o restante do banheiro. Você precisaria de um profissional para lhe orientar especificamente no seu caso.

      Abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde Érica,
    Vi que existe alvenaria tanto superior quanto inferior. E o nicho é só em um pedaço do vão que estava aberto. Como foi feito esse fechamento, usou gesso?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Sugiro ler o post em si e a resposta ao comentário de Camilo Fernandes.

      Abraços!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Érica, boa tarde!

    Comprei um apartamento que a tubulação do lavatório do banheiro é exposta. Não quero utilizar armário sob o lavatório, tem outro modo de esconder a tubulação? A construtora não deixa embutir pois a parede é estrutural.

    Abraços!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...