Google+

8 de nov de 2013

5 Dicas para combinar tons de madeira

Combinar tons diferentes de madeira ou acabamentos amadeirados pode ser bem desafiador. Porém, pode ser também uma forma de acrescentar estilo ao ambiente, conferindo muita personalidade. Se você conseguir fazer isso, será gratificante. A combinação de tons de madeira tem que ficar de certa forma coesa para mostrar que o ambiente foi pensado harmonicamente.

A forma mais simples de não errar, é escolher todos os possíveis móveis (e piso) com tonalidades parecidas, usando o famoso "tom sobre tom".

Imagem: fonte

Essa pode ser uma excelente escolha, porém nem sempre possível. Não é o caso de dispensar um maravilhoso móvel herdado de família só porque não combina com o restante dos seus móveis. Por outro lado, a opção pode ser, propositadamente, a combinação de tons amadeirados para imprimir estilo ao ambiente.


Então vamos às dicas:

1. Use cores similares para conectar os tons de madeira: observando os veios da padronagem, que podem ter tons diferentes de vermelho, chocolate, preto ou tons neutros mais claros. Para isso, escolha cores intermediárias entre as madeiras em peças, estofamentos ou cores de paredes harmonizando o conjunto.

Na imagem abaixo, o tapete remete ao tom da madeira na parede e suaviza o contraste com a madeira escura nos móveis.

Imagem: fonte
Nesta outra imagem, várias tonalidades foram usadas para harmonizar os tons de madeira, mas sem se preocupar em preencher toda a paleta. As madeiras escuras deixam sua impressão marcante sobre tons neutros e suaves do restante.
2. Uma cor conciliadora: Não é preciso fazer muito malabarismo para conciliar dois tons de madeira: um claro e outro escuro. Uma única cor pode ser pontuada na decoração para fazer a intermediação.

Imagem: fonte

3. Use tapetes: dica infalível para a transição entre os móveis em um tom e o piso em outro.

Imagem: fonte

Veja na foto que os tons de madeira dos móveis são bem diferentes do tom escolhido para o piso, imprimindo muita personalidade no contraste entre claro e escuro:

Neste quarto abaixo, o preto foi usado nas molduras usando a primeira dica para harmonizar a madeira escura da cama. E o tapete demarca a separação entre a cama e o piso, permitindo ainda a colocação de mesinhas de apoio com outro tom de madeira, combinando, por sua vez com as almofadas.


4. Um diferente. Pode-se eleger uma única grande peça de mobiliário com um tom ou padronagem diferente de madeira para ser a peça especial, centro das atenções na decoração.




Isso não precisa ser necessariamente com móveis centrais:
Imagem: fonte

5. É possível misturar um tom madeira natural e com madeira pintada. Basta seguir as dicas anteriores.

Hoje tem se usado muito combinar o acabamento branco com o de madeira clara natural:

Imagem: fonte
Mas há inúmeras outras possibilidades de cor.

Imagem: fonte
Imagem: fonte

Espero ter ajudado nessa difícil tarefa!

Érica Marina

20 comentários:

  1. Ótimas dicas. Ambientes inspiradores, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Tenho um guarda roupa em tom escuro, posso fazer a cabeceira e outro móvel na cor branca? Combinaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      A princípio combina, sim, Juliana! Porque branco é neutro. Mas seria importante compor o ambiente com informações complementares que façam uma "ligação" entre os dois tons. Se quiser uma consultoria específica para o seu caso, entre em contato comigo.

      Estou à disposição!

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá! Posso combinar uma parede com revestimento em madeira de demolição e outra parede com uma treliça em mdf ou bambu?

    ResponderExcluir
  4. Olá! Posso combinar uma parede com revestimento em madeira de demolição e outra parede com uma treliça em mdf ou bambu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina!

      A princípio parece que as duas texturas não combinarão muito próximas. Só se o ambiente for grande e houver superfícies lisas fazendo a intermediação para não ficar muita "informação". Seria bom ter a ajuda de um profissional para lhe orientar no seu caso específico.

      Abraço!

      Excluir
  5. Que artigo maravilhoso!

    Era exatamente o que eu estava procurando.

    Nao me imagino comprando aqueles conjuntos de móveis - mesa, cadeiras e estantes - exatamente da mesma cor. Mas o universo da combinacao das madeiras era entao até agora desconhecido para mim. Muito obrigada novamente por este artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manuela!

      Não existe nada mais maravilhoso do que receber essa gratidão como retorno da nossa dedicação!

      Eu que agradeço!

      Abraços!

      Excluir
    2. Oi Érica, muito esclarecedoras suas dicas. Parabéns! Tenho uma casa que está com todas as portas de madeira em tom de mogno. E recentemente trocamos o piso de todos os quartos para um porcelanato imitando madeira na cor carvalho. Estou super na dúvida dessa cores. Mas ao mesmo tempo trocar a cor das portas seria inviável. Alguma dica?

      Excluir
    3. Querida, Euzeli! Obrigada! As portas em tom de mogno têm uma coloração muito forte que deve ser combinada com cautela, especialmente se seria inviável trocar as suas cores. O mogno não deve estar realmente combinando com um porcelanato imitando carvalho - são dois tons diferentes e fortes (um mais avermelhado, outro mais acinzentado). Se não houver a opção de pintar as portas (branco, preto, bege ou tom de marrom semelhantes ao carvalho), então é precisa usar as alternativas paliativas como usar uma cor conciliadora ou tapetes.

      Se quiser uma consultoria para seu caso específico, encaminhe fotos para o e-mail: ericamarina.design@gmail.com

      Abraço!

      Excluir
  6. Oi Erica!!!

    Seu blog é ótimo!!! Parabéns!! Estou com uma duvida... O guarda roupa do meu quarto é embutido de portas de bater na cor mogno. O quarto não é muito grande.. Mas cabe uma cama queen e dois criados mudos. Quero colcar uma cabeceira.. Pensei na cor branca com os criados brancos ou mogno. O q vc acha? O piso é laminado claro. Grata pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lívia!

      Eu combinaria os dois acabamentos que você quer no criado-mudo. Se a cabeceira for branca, ficaria bacana um criado-mudo que combinasse branco e amadeirado.

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Excluir
  7. oi. Tudo bem? Preciso de ajuda.
    as janelas e portas da minha casa são em tom mogno escuro. Qual a melhor cor para o piso laminado? Os armários de quarto são em branco. O que fica harmonioso e bonito?
    obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...