Google+

27 de set de 2013

Vigas e pilares - assumir ou camuflar?

# Soluções atuais para o layout de interiores (parte 5)


Como mostramos durante a semana, a tendência para interiores, por diversos motivos, tem sido integrar ambientes. Entretanto, existe um fator a se considerar que muitas vezes é tomado como um empecilho no caso de reformas.

Derrubar paredes é uma boa opção de optimização de espaço, muitas vezes resolvendo outros problemas, melhorando a iluminação e criando maiores possibilidades de ventilação. Entretanto, é fundamental um laudo técnico para verificar a viabilidade de abertura de vãos ou derrubada de paredes, para que isso seja realizado de forma segura.

Às vezes, para que a integração seja factível, é preciso que se admita a possibilidade de manter uma viga, um pilar ou uma coluna. Existe a opção de assumir esses elementos como parte do contexto do ambiente ou então camuflá-los.

Na imagem abaixo, o aspecto bruto do pilar se harmoniza com a parede de tijolos aparentes descascados. É interessante observar que este "brutalismo" compõe bem o todo do quarto - que permanece romântico e arejado.

Fonte: Casa Vogue

É sempre possível assumir este visual rústico de maneira interessante e harmonizada com o ambiente, que em geral fica bem moderno. Veja as imagens abaixo:

Ver fonte
Ver fonte
Ver fonte

Outra forma de se assumir estas estruturas, tornando-as objeto de interesse, é decorá-las:


Ver fonte

Ver fonte
No caso em que não se quer assumir a viga e o pilar, é possível camuflá-los. As arquitetas responsáveis por este quarto de bebê incrível,  para disfarçar um pilar saliente na parede, criaram painéis verticais formando um nicho para decoração, dando leveza ao ambiente.

Ver fonte
O gesso também resolve para  o teto, camuflando vigas aparentes com ajuda até de iluminação embutida, como se fosse proposital:

Ver fonte


Outra forma de "camuflar", mas não de forma propriamente dita, é usando espelhos. Fica muito interessante, veja:

Ver fonte
Gostaram? Curtam e acompanhem o blog!

Érica Marina


Ver postagens anteriores desta série:

Parte 4 - Cozinhar social
Parte 3 - 10 dicas para mini-apartamentos organizados e aconchegantes
Parte 2 - Ambientes integrados com divisões sutis
Parte 1 - Como organizar visualmente os ambientes integrados

2 comentários:

  1. essa de camuflar a viga com espelhos eu nunca tinha visto :p
    legal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...