Google+

25 de set de 2013

10 dicas para mini-apartamentos organizados e aconchegantes

# Soluções atuais para o layout de interiores (parte 3)


Nesta semana, o Camarina Studio está abordando questões bem atuais de design de interiores. A questão principal gira em torno de que a tendência é construir ambientes integrados. Hoje iremos abordar o fato de que muitos apartamentos são construídos de maneira integrada para aproveitar espaços reduzidos. Como organizar de maneira aconchegante?




Ver fonte
Vamos às 10 dicas?


1) Boa circulação e integração. O primeiro ponto a se notar é que, quando a metragem é reduzida, a opção é mesmo integrar! Dividir ambientes que já são pequenos pode causar claustrofobia, então permita que a circulação flua! 

2) Transparência é bem-vinda, para se ter noção de um espaço maior. Quando necessário, utilize divisórias sutis como no post anterior.


3) Marcenaria sob medida é uma ótima opção para aproveitar melhor os espaços.


Ver fonte

4) Base de fundo branca, neutra, ou pálida. O branco tem o poder de ampliar o ambiente, então use-o sem moderação em móveis e paredes. Complemente com uma paleta de cores suaves ou eleja pequenos objetos coloridos para espalhar pelo apê.


Ver fonte
Ver fonte


5) Uniformidade. Se o seu apartamento micro tiver muita informação, ele parecerá atulhado! Deixe uma certa unidade no piso e nas paredes. Mas se quiser pode usar uma parede de destaque com uma cor ou textura diferente, um detalhe, um adesivo decorativo. Só recomendo escolher uma parede entre as maiores para não enfatizar o tamanho pequeno.

6) Deixe a luz natural entrar! Quanto mais iluminado durante o dia, mais amplo parecerá o lugar.


Ver fonte
7)  Espelho, com moderação. Um espelho é um truque visual que pode ser empregado em detalhes, apenas cuidado para não exagerar. Pequenas faixas podem ser mais recomendas como as colocadas lateralmente no painel da próxima imagem. Vejam como amplia a sala:


Ver fonte

8) Seja criativo nos "cantinhos": uma imagem falará por mim!


Ver fonte

9) Móveis estratégicos:

- Estante: uma estante vazada que divide o ambiente em dois ao mesmo tempo que organiza muitas coisinhas! Se for até o teto, melhor ainda.



- Baús: aumentam a disponibilidade de espaço. Para outros tipos de móveis (camas, pufes etc.) com baús, verificar se o que guarda é de pouco uso.

Ver fonte
- Sofás modulares em "L" ou com chaise lateral ampliam o espaço aproveitado entre duas paredes.

Ver fonte

10) Móveis para repensar:

- Mesinha de centro? Só se couber, é preciso pelo menos 60 cm entre ela e os móveis em volta. Prefira mesinhas laterais.

Ver fonte

- Para a mesa de jantar, uma alternativa são bancadas ou mesas embutidas. Veja uma opção para 04 lugares:

Um bom planejamento pode fazer o apartamento ficar maravilhoso!

Érica Marina

Ver outras postagens desta série:

Parte 5 - Vigas e pilares - assumir ou camuflar?
Parte 4 - Cozinhar social
Parte 2 - Ambientes integrados com divisões sutis
Parte 1 - Como organizar visualmente os ambientes integrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...