Google+

26 de ago de 2013

Pintura automotiva em móveis?

O que esta geladeira amarela, a base verde do lustre e este aparador preto têm em comum?

Fonte: Casa Abril (1), (2), (3)
Muitas vezes utilizada para acabamento de móveis, a chamada tinta automotiva virou a queridinha do design de interiores, muito útil para promover uma repaginada como a dos móveis e eletrodoméstico acima. É chamada "automotiva", porque o acabamento é de alta performance, como é o caso das tintas de automóveis. O correto é chamá-la de tinta a base de poliuretano, muitas vezes abreviadas como "tintas P.U.". As tintas de poliuretano (uma resina a base de plástico) têm um brilho intenso e durável e podem ser aplicadas em praticamente qualquer superfície, como plásticos, fibras de vidro, madeira, metal e tecidos. 

Este tipo de tinta tem diversas vantagens: é fácil de limpar, resistente à água e a muitos produtos químicos, como a gasolina, também resiste bem ao desgaste por abrasão, bem como às intempéries e aos raios ultravioletas, sendo por isto muito útil para áreas externas. Para quem tem interesse em reformar um móvel, este tipo de tinta vem em formato de latas de spray, já misturadas e prontas para usar. Também se vende em lata já com o solvente e a medida certa para a solução. Logicamente para um acabamento profissional como o da geladeira acima, é preciso procurar um especialista.  A boa notícia é que o preço está bem mais em conta do que já foi um dia devido à sua popularização e novos métodos de fabricação. O melhor método para aplicação são várias camadas finas em vez de uma ou duas mais grossas, uma vez que os poliuretanos são espessos e irão mostrar toda a imperfeição que houver na superfície. Têm uma secagem muito rápida, mas é preciso tomar alguns cuidados: utilizar ventilação adequada, pois o cheiro da tinta é bem forte. Também manter distância de materiais inflamáveis e evitar contato com as mãos e os olhos, usando proteções adequadas.

Abaixo segue um exemplo de situação prática, em que os proprietários desta casa, durante a reforma, não sabiam bem como resolver a questão da porta de entrada, mas não queriam removê-la. Olhando a porta, eu entendi que trocá-la envolvia com certeza mudar o formato do vão onde ela fora assentada. Era uma porta bem grande de madeira maciça, mas que não estava combinando nem um pouco com a nova caixilharia e o design moderno que a casa assumiu. Parei diante dela cinco minutos e pensei. "Por que vocês não pintam de tinta automotiva branca?". A ideia foi levada adiante e os proprietários ficaram muito satisfeitos com o resultado. Gostaram tanto da tinta que acabaram usando para reforma de outros móveis.

Antes e depois
Érica Marina

24 comentários:

  1. Érica, gostei do post sobre pintura automotiva. Qual o profissional que faz esse tipo de pinturas em portas? Onde os encontramos? Moro em Curitiba, mas se não souber indicar ninguém na minha cidade, já fico feliz em descobrir que tipo de profissional devo procurar. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane
      Somos a Maria Domus
      trabalhamos com esse tipo de pintura aqui em São paulo ainda pouco conhecida,reformamos e vendemos algumas peças antigas, pintamos geladeiras e portas também,essa pintura é muito resistenti tem um acabamento espelhado e brilhoso,também trabalhamos com moveis de pallets...
      entre em contato
      mariadomus2015@gmail.com
      11 968240847 1156621644
      Fabricio // Tayane

      Excluir
  2. Se eu pintar um movel com tinta automotiva pu eu devo envernizalo com verniz automotivo para um melhor acabamento ou so a tinta ja me da um brilho suficiente pra ficar bem bonito. Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tinta automotiva pode ser fosca ou com brilho: ver na especificação da compra. Para um acabamento mais brilhoso, se usa verniz específico durante a finalização.

      Excluir
  3. Estou com uma dúvida tenho um cliente que quer que eu pinte uma porta de madeira com tinta altomotiva se eu der um fundo de primer universal posso aplicar a tinta que não vou ter problemas futuros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o primer for adequado e madeira preparada para receber a tinta, diminui muito a possibilidade de descascar. A tinta automotiva tem ótima fixação.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  4. Bom dia, Érica. Muito legal o seu blog e as dicas que vc compartilha nele. Sou jornalista e tenho paixão pelo papel. Por conta disso estou me especializando em cartonagem e no artesanato. Trabalho com quilling e com ele faço belas telas decorativas. Gostaria de te apresentar meu trabalho, pois acredito que existem excelentes chances de trabalharmos juntas. Vc poderia me informar um e-mail para o qual posso lhe enviar fotos? Abraço, minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Meu e-mail é ericamarina.design@gmail.com ou você pode usar a aba de contato acima do site.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá. Ótimo post. Posso usar esse tipo de tinta em gesso? Devo usar um primer ? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode usar em gesso, lixando primeiro! ;)

      Excluir
  6. Com que material posso pintar com pincel ou com rolinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor cobertura é spray, mas dá pra fazer em madeira com pincel também! :D

      Excluir
  7. Oi boa noite? Queria saber se a tinta branca fica amarelada com um tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tinta em si não amarela. Mas se houver muito vento com terra no local, pode encardir pela deposição do pó sobre a camada de tinta!

      Excluir
  8. Oi tdo bem? Gostaria de saber se a tinta automotiva pode ir no vaso de cimento? Ou passo primeiro passar pva agrilica e licho e passo a tinta por cima?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se dá certo em cimento, não! Pois o fabricante não especifica para isso! Acho mais interessante usar uma tinta esmalte! ;)

      Excluir
  9. Gostei do post. Sou de Curitiba e faço esse tipo de trabalho. No local ou retiro para reforma se quiserem tirae dúvidas jbcuritiba@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela disponibilidade! :D

      Excluir
    2. Boa noite gostaria de saber se aqele spray e outomotiva vou pintar uma estante de amatelo

      Excluir
  10. Gostaria de saber o que deve aplicar antes dessa tinta no móvel de MDF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante usar o primer indicado pelo fabricante da tinta e lixar a superfície antes da aplicação.

      Excluir
  11. Gostaria de saber se essas tintas automotivas são perigosas para a saúde. Existe componentes tóxicos ? Existe perigo para quem quer usar uma cama pintada com essas tintas ?
    Agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde qual fundo tenho que usar para pinta sobra a celadora, quero pintar em esmalte acetinado?

    ResponderExcluir
  13. Boa noite,
    Tenho uma mesa de pinus que já foi pintada em amarelo ocre e agora gostaria de colocar uma cor mais forte. Vi seu post e fiquei interessada nesse tipo de tinta. Eu posso aplicá-la diretamente ou tenho que lixar e usar um primer antes? Se tiver que usar o primer você poderia me indicar um de sua confiança? Muito obrigada pela disponibilidade.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...