Google+

25 de ago de 2013

Como organizar e decorar pequenos quartos

Ultimamente, os novos projetos de apartamentos e casas em condomínios têm disposto de quartos relativamente pequenos. E acontece que neste espaço temos que disponibilizar o máximo dos desejos do cliente. Afinal, o quarto é sempre o nosso cantinho especial. 

Em termos de decoração, é fácil ampliar o ambiente. Um recurso muito comum é o uso de espelhos, que podem ser usados acima ou nas laterais da cabeceira bem como no próprio projeto do armário de guarda-roupas. Os espelhos não ocupam espaço, quando nas paredes atrás da cama ou em portas de armários, e ajudam sobremaneira a ampliar visualmente o espaço.

Fonte: Casa Pro

Grandes fontes de iluminação externa e alguns truques visuais como  a criação de faixas horizontais também alargam visualmente as medidas do ambiente. Acontece que, muitas vezes, o cliente não quer somente que o quarto pareça maior, ele quer efetivamente espaço. Aí entra a habilidade do designer de interiores.

Abaixo segue um projeto de minha autoria para uma suíte de dimensões reduzidas, cujo principal desafio foi a concepção do layout atendendo aos desejos da cliente. Acompanhar a planta baixa irá ajudar na compreensão. Seguir este passo-a-passo pode ajudar quem tiver em situação parecida:

1. Televisão. Em primeiro lugar, é preciso saber se o cliente faz questão da TV no quarto, e em geral a mesma já tem local definido, limitando a disposição do quarto, uma vez que a cama deve estar bem posicionada com relação a ela. Quem está mudando para um apartamento novo nem sempre terá disposição de mudar de lugar a fiação.

2. Cama. No caso de haver TV definida para o projeto, sobram duas posições para a cama: 
a) de lado e paralela à parede da TV, em geral encostada na parde à frente, para o caso de quartos com dimensões reduzidas;
b) com a cabeceira de frente à TV, que costuma ser a posição mais cômoda.

No meu projeto em si, a opção (a) inviabilizaria um criado-mudo se quiséssemos manter também uma mesinha no canto da TV (a cliente queria um espaço para o computador) e também não caberia uma mesinha entre o espaço da cama e o guarda-roupa. Por este motivo, escolhemos a alternativa (b), que permite alocarmos uma mesinha entre a cama e a TV, sem prejudicarmos a circulação do ambiente (com a mesinha alocada ao lado da janela).

3. Guarda-roupa. O quarto também costuma ter espaço pré-definido para o guarda-roupa ou armário em pequenos ambientes. Como falamos acima, a ideia de um espelho para ampliar o espaço se adequa bem a uma porta deste móvel e poderá ser bastante útil durante as trocas de roupa.

4. Pufe com baú. Para aproveitar melhor o espaço do quarto no apartamento, sugerimos um pufe baú ao lado da cama, que serve de apoio para se vestir e se calçar em frente à porta espelhada do guarda-roupa. Além disso, mantas e almofadas de cama terão um destino fácil na hora de dormir.

5. Criado-mudo e abajur. É interessante que o criado-mudo tenha ao menos uma gaveta, em que se possa acessar objetos usados durante a noite, como óculos, livros etc. O abajur não é só decorativo, mas fornece uma fonte de luz alternativa para a iluminação geral momentos antes do sono.

6. Mesinha/escrivaninha com cadeira. No espaço definido abaixo, pudemos alocar uma mesinha de apoio como a cliente desejava. É importante notar que a posição escolhida, de lado para a TV, pretende facilitar o deslocamento da cadeira e não prejudicar a circulação do quarto e o acesso ao banheiro da suíte.

7. Prateleiras e objetos de desejo. Para organizar livros, murais de fotos, porta-retratos, velas e flores, sugerimos prateleiras. São uma opção acessível e que otimizam o espaço sem se utilizar de mais móveis que prejudiquem a circulação. Almofadas à vontade sobre a cama poderão ser facilmente guardadas no pufe no momento de dormir. Para uma prateleira de quadros como sugerimos acima da cabeceira, um friso no centro viabiliza que estes quadros não se desloquem e caiam.

Disposição final da suíte
Depois de pensado o layout, basta pensar no estilo desejado. No caso da minha cliente, um estilo bem romântico para uma suíte de moça:

Veja mais sobre este projeto: aqui
Érica Marina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...