Google+

26 de set de 2013

Cozinhar social

# Soluções atuais para o layout de interiores (parte 4)


O que é uma cozinha contemporânea?

Jóia Bérgamo para a Casa Cor SP 2013 - fotos do acervo próprio


Dado Castello Branco para a Casa Cor SP 2013  - fotos do acervo próprio



A cozinha atual, além do óbvio design atual associado aos eletrodomésticos e aos projetos de armários, é  fundamentalmente vinculada ao seu caráter social. Esse ambiente se transformou com a evolução social do cozinhar. Por isso o termo gourmet está em alta - varandas e sacadas gourmets são o novo toque de requinte do receber em casa.

Fotos deixarão essa evolução mais clara. Nos primórdios do século XIX, a cozinha ainda era um ambiente sujo, relegado aos criados e aos fundos das casas. Com a evolução histórica, abolição da escravidão e novas técnicas de armazenamento de alimentos, as cozinhas passaram a ser parte integrante da casa. Vou acelerar um pouquinho a história...

Na década de 1980, esta era uma cozinha em que se prezava pela boa organização:




Já na década de 1990, tivemos um grande salto estético na apresentação da cozinha:



No final do segundo milênio, pudemos observar uma maior integração deste ambiente à área social da casa, representada fundamentalmente pela sala. Era a novidade da "cozinha americana".



Por fim, hoje a cozinha tem uma tendência a ser integrada aos outros ambientes, sem necessariamente estar isolada por paredes.



Por conta deste movimento de transformação de ambiente privado a ambiente integrado à área social, é que foi necessária uma evolução estética de tudo que compõe a cozinha: armários, eletrodomésticos, móveis, revestimentos e até os mínimos detalhes. Essa é a síntese da cozinha moderna.

Apenas tomar  cuidado com a cozinha-corredor!

Ver fonte

A cozinha-corredor pode muitas vezes ir contra um princípio básico do design de interiores: a triangulação pia-geladeira-fogão. Para quem deseja cozinhar, esses três sublocais costumam ser utilizados ao mesmo tempo e por isso a triangulação facilita o manuseio e acompanhamento dos três. Quem tem de se organizar na cozinha-corredor costuma ter mais dificuldade. Para resolver a triangulação, basta por a pia na parede contrária à do fogão e geladeira, por exemplo, ou então por a geladeira em uma parede lateral à da pia e do fogão.


Ver fonte

Mesmo resolvendo essa questão prática, a disposição da cozinha em corredor não é o tipo de ambiente que se lança sobre a área social de maneira organizada à guisa de integração, então talvez seja melhor considerar escondê-lo atrás de uma porta. Por fim, fuja das cozinhas neste formato e ainda integradas à área de serviço. Suas roupas no varal não vão entrar em acordo com suas frituras, eu garanto.

Depois de esclarecermos esses pontos, eu pergunto: você quer uma cozinha moderna? Porque a cozinha é para quem gosta de cozinhar e quer se sentir à vontade nessa atividade. As modas vão e vêm... diferentes cores,   revestimentos e eletrodomésticos estarão sempre se alternando para estar, no fim das contas, à sua disposição. Abrace o que lhe agrade e faça a sua moda!




Fonte: Casa Vogue



Érica Marina

Ver outras postagens desta série:

Parte 5 - Vigas e pilares - assumir ou camuflar?

Parte 3 - 10 dicas para mini-apartamentos organizados e aconchegantes
Parte 2 - Ambientes integrados com divisões sutis
Parte 1 - Como organizar visualmente os ambientes integrados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...